LANÇAMENTO TECNOLOGIA COMENTÁRIOS E PUBLICAÇÕES


Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone

AUTOR: JORGE MONTEZ·07/13/2011·
ANÁLISEMOBILESAMSUNG·
galaxy-sII_análise-Techenet
O Samsung Galaxy SII é o aparelho da moda, tendo-se tornado no smartphone mais vendido no mundo. Em dois meses ultrapassou os três milhões de unidades vendidas e tornou a marca coreana no principal player do mercado em 2011.
Durante três semanas, o Tech&Net fez um teste intensivo ao Samsung Galaxy SII, o smartphone do momento e é fácil perceber o porquê do êxito do aparelho. Levámos o aparelho ao limite, explorando todas as suas funcionalidades e a resposta não podia ter sido melhor.

Caraterísticas técnicas

Sistema operacional/operativo - Android 2.3.3 Gingerbreadsamsung visão geral Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
Memória -  1 GB RAM, 16/32 GB armazenamento,expansível cartão micro SD até 32 G
Processador –  Dual-core 1.2GHz ARM Cortex-A9, Mali-400MP GPU, Orion chipset
Rede - GSM 850/900/1800/1900 | HSPA 850/900/1900/2100
Sensores - Acelerómetro / Sensores de  Proximidade e Luminosidade / Giroscópio
Dimensões - 125,3 comprimento x 66,1 largura x 8,5 mm espessura
Peso  116 gramas
O Galaxy SII foi lançado em Fevereiro no Mobile World Congress, em Barcelona, e a primeira impressão que tivemos na altura foi agora confirmada durante as três semanas de utilização. Este é o melhor aparelho que já noscaixa 300x260 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone passou pelas mãos e a boa impressão começa logo com a embalagem elegante em que nos é entregue.
O poeta português Fernando Pessoa fez um slogan para a Coca-Cola que se ajusta à utilização deste aparelho: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
Assim acontece com as dimensões do Galaxy SII. Extremamente generoso nas suas dimensões, obriga o seu utilizador a alguma habituação, nomeadamente quando é utilizado como telefone. Mas depois de adquirido o hábito torna-se bastante confortável, muito graças ao seu pouco peso e à sua pequena espessura.
Estes são os dois grandes trunfos que o aparelho nos mostra no primeiro contato. Quando olhamos para ele, parece muito mais pesado e difícil de manusear do que realmente é. E também devido ao peso e à espessura, ajusta-se perfeitamente ao bolso das calças. É, portanto, um aparelho facilmente transportável apesar de não o parecer à primeira vista.
espessura Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
Finalmente, quando colocamos o aparelho a funcionar, a tela/ecrã proporciona um verdadeiro deslumbramento. A sua qualidade é verdadeiramente impressionante graças à tecnologia SuperAmoled Plus. O brilho e as cores da tela são o melhor que já tínhamos visto e proporcionam uma experiência única ao navegar na net ou com os jogos. Mesmo com sol, conseguimos ver suficientemente bem para podermos utilizar o aparelho, o que nem sempre acontece.
Reparem que temos utilizado vários adjetivos: deslumbrante, impressionante… Pois bem, não nos vamos ficar por aqui. Estamos a falar de um aparelho que está no topo dos topo de gama e isso tem reflexo na experiência de utilização.
O sistema operacional/operativo Android Gingerbread,o processador dual-core e a memória RAM tornam o Galaxy SII extremamente poderoso. Não tem de esperar eternidades pela abertura das páginas, não precisa de se irritar com bloqueamentos temporários… Seja a editar documentos ou a utilizar os aplicativos mais potentes, o Galaxy SII vai mostrar-se sempre à altura do desafio.
screenshot bateria 180x300 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphoneMas claro que não há aparelhos perfeitos e nota-se um aquecimento forte do aparelho na leitura de vídeos ou em utilização de aplicativos que puxam mais pelos seus impressionantes recursos. Este terá de ser um aspeto a melhorar. É verdade que não há milagres, mas a Samsung tem de ter em conta que um smartphone raramente é colocado em cima de uma mesa.
A propósito de não haver milagres… outro aspeto mais penalizador para o usuário é a capacidade da bateria quando se faz uma utilização intensiva. Em dias normais de trabalho, a bateria aguenta perfeitamente, mas se fizer uma utilização mais intensiva não tenha ilusões: vai ter de recorrer ao carregador.
É evidente que pode fazer uma gestão eficaz da bateria, diminuindo o brilho da tela/ecrã e fechando constantemente os aplicativos que tem a trabalhar em segundo plano.
Estes são aspetos menos positivos do Galaxy SII, mas que não influenciam a apreciação global ao dispositivo que é francamente positiva.
screenshot telas principais 180x300 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphoneO Samsung Galaxy SII é completamente costumizável ao gosto do usuário. Tem sete telas/ecrãs principais onde pode colocar os widgets e aplicativos a que recorre com mais frequência, o que torna a experiência diferente para cada um e perfeitamente adaptada ao uso que se faz do celular.
Com o recurso ao Android Market, as possibilidades de costumização não têm fim e cada aparelho acaba por ser diferente.
Seja quais forem as utilizações que se façam, a potência do Galaxy SII não nos deixa ficar mal em nenhuma situação. Pelo menos, não notámos ao longo das três semanas de testes nenhum deslizamento de tela menos fluído. E a capacidade sensitiva da tela/ecrã é outro dos pontos fortes do aparelho. Basta um leve toque para que o Samsung responda de imediato, o que o torna um aparelho muito aliciante para trabalhos de algum pormenor, como o de edição de fotografia, por exemplo.
Se juntarmos à potência os sensores como o acelerómetro e o giroscópio, os engenheiros da Samsung tudo fizeram para tornar inesquecível a utilização do Galaxi SII. Estes sensores (a que se juntam os de proximidade e de luminosidade) permitem uma navegação web muito amigável e tornam este smartphone profissional uma boa consola de jogos.
games para o seu celular Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
As potencialidades técnicas do Samsung Galaxy SII ficam expostas quando se realiza um teste de aferição (benchmarking) com as ferramentas disponíveis no Android Market.
Utilizámos o Quadrant para analisar a CPU, memórias e placa gráfica e o resultado não deixa margem para dúvidas. Obtivemos 3057 pontos, muito à frente de outros aparelhos. Chamo a sua particular atenção para a diferença entre o Galaxy SII e o seu irmão mais velho, o Galaxy S. Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
A câmera de 8 megapixel é outro dos trunfos do Galaxy SII. Com uma boa lente e bons sensores permite-lhe fazer fotografia sem problema e com excelentes resultados. Além do mais, o software nativo da câmera permite brincar com a fotografia graças aos filtros pré-instalados. A escala de cinzentos é muito rica e, consequentemente, a fotografia é de qualidade. Tivemos a sorte de poder mostrar o resultado a um repórter fotográfico, que ficou “impressionado” com o resultado.
foto sem filtro 300x225 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphonefoto com filtro 300x225 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
foto ao perto 300x225 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphonecom zoom 300x225 Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
panorâmica Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone
Como pode ver pelas fotos, o meu amigo não se estava a referir ao talento do fotógrafo mas às potencialidades da câmera.
Pena é que a velocidade do disparo não seja boa. E também que não haja um botão que permita o rápido acionamento da câmara. Perdem-se momentos. Também aconselhamos a que não faça utilização do zoom, porque a foto perde qualidade como é visível na imagem do castelo. Faça a fotografia e depois edite-a, o que pode fazer no próprio Samsung.
À laia de conclusão apenas podemos dizer aquilo que já perceberam. O Galaxy SII encheu-nos as medidas. É o grande smartphone de 2011. Pena é que não esteja ao alcance de qualquer um, dado que tanto no Brasil como em Portugal é bastante caro. Mas se conseguir fazer o esforço, não hesite: Este aparelho vale cada centavo/cêntimo que se paga por ele.
O Tech&Net agradece à Samsung Portugal a disponibilização do Galaxy SII para o teste de três semanas.

Classificação technet logo Review Samsung Galaxy SII: um super smartphone

Conforto – As grandes dimensões do aparelho obrigam a um tempo de habituação mas o seu peso torna a utilização confortável.
Tela / Ecrã - A tela/ecrã é um dos grandes trunfos do Galaxy SII. A sua nitidez e brilho, aliada à saturação das cores tornam-na na melhor do mercado
Software – O sistema operacional/operativo, o processador dual-core e a capacidade da memória RAM colocam a perfomance deste Samsung no topo. Não é um celular, é um computador que também faz chamadas
Câmeras – A câmera de 8 megapixel e o flash são ótimos e a câmera secundária cumpre. O software da câmera é muito bom. Só não leva 5 estrelas pelo tempo que se demora a conseguir tirar uma fotografia. Se a Samsung puser o Galaxy SII com o sistema operacional/operativo Windows Phone, como correm rumores, a pontuação será máxima.
Conetividade – Como não podia deixar de ser num topo de gama, o Galaxy SII oferece todas as opções de conetividade e acrescenta a sincronização com outros aparelhos com o aplicativo Samsung Kies, de fácil utilização.
Bateria – o Samsung Galaxy SII permite-lhe gerir e economizar a bateria, mas se quiser tirar partido da força da tela/ecrã e de todas as potencialidades do aparelho vai ter de o pôr em carga antes do final do dia. Não há milagres.
Global – Não há aparelhos perfeitos, mas o Samsung Galaxy SII é um aparelho com uma performance e usabilidade verdadeiramente fora de comum. Estamos perante o smartphone do ano.

A REPORTAGEM ORIGINAL PODE SER ACESSADA NO LINK ABAIXO:

SOBRE O AUTOR


Jorge Montez é jornalista e gestor de conteúdos web. Desenvolve actividades de assessoria de comunicação há dez anos, tendo ainda colaborado com conteúdos multimédia para alguns dos principais mídia portugueses. Foi redator, repórter e editor de jornais nacionais portugueses. É licenciado em Ciências da Comunicação. Encontre-me no Google Plus: gplus.to/jorgemontez