quarta-feira, 3 de novembro de 2010

QUAL O MELHOR CELULAR ?

Dicas para escolher um telefone celular
O telefone móvel tornou-se um objeto característico da nossa vida cotidiana. Os novos modelos incorporam, num espaço menor, mais possibilidades para o usuário, mas têm preços mais altos.
As operadoras oferecem muitas opções junto ao serviço básico de telefonia por voz. Para ter acesso a alguns destes serviços, pode ser necessário um contato prévio com a operadora para ativá-los assim como o pagamento extra pela utilização dos mesmos. Dependendo das marcas e modelos, existem várias funções dentro de um terminal e o contínuo avanço tecnológico faz com que elas sejam cada vez mais sofisticadas.

Celular ou móvel?
Geralmente, os telefones móveis são chamados celulares, mas a verdade é que isso não é correto. A palavra "celular" vem da tecnologia utilizada por um tipo de telefone móvel (é a tecnologia mais popular). Ela consiste em um grupo de células ou celas imaginárias, localizadas em um território que tem como núcleo uma antena de transmissão/repetição de sinais.
Desta forma, o sinal transmitido de um telefone móvel a outro dispositivo recorre a estas células para que se faça uma comunicação efetiva. Quando se diz que um celular não tem cobertura, é porque não existe uma célula que cubra sua comunicação.
Aproveite as dicas deste guia e, dependendo de suas necessidades, compre o modelo que mais lhe interessa.

Pagamento
As operadoras nacionais possuem dois tipos de contrato:

Celular com conta mensal:
O cliente paga um custo fixo mensal por uma quantidade de minutos que não são acumulados de um mês para o outro. Se o cliente excede esse tempo de conversação, paga os minutos adicionais. O preço das chamadas costuma ser mais baixo e existem mais serviços do que na outra modalidade.

Celular com cartão pré-pago:
Não é preciso pagar uma assinatura mensal, mas o preço unitário das chamadas é superior ao dos contratos com conta mensal. É possível carregar os cartões em caixas automáticos, comprando cartões de recarga ou entrando em contato com os serviços de recarga das operadoras. As operadoras devem manter um registro dos usuários de celular com cartões pré-pagos.

Bateria
A bateria armazena a energia elétrica necessária para o funcionamento do aparelho. Existem três tipos de bateria: de níquel/cádmio, de hidrato metálico de níquel e de lítio. Cada celular traz consigo um carregador de bateria.
Para conservar a capacidade ótima das baterias, é recomendável realizar periodicamente uma regeneração da mesma (uma vez por semana, por exemplo), ou seja, dar uma descarregada completa, deixando que o celular se desligue sozinho. É conveniente que, uma vez terminado o carregamento, se desligue o recarregador da corrente elétrica.

Autonomia
Indica o tempo que se pode utilizar o celular depois de tê-lo carregado totalmente, antes que ele precise de outra recarga. A autonomia em conversação é o tempo que o celular permite que se mantena uma conversa e a autonomia em espera se refere ao período em que o celular pode estar funcionando sem estar conectado.
A qualidade da bateria é o fator essencial para a autonomia.Se você viaja com freqüência, a autonomia é fundamental. Ao contrário, se pode utilizar o carregador todos os dias, a importância da autonomia é menor. Nos modelos atuais, uma autonomia de 150 horas em espera e de três horas de conversação pode ser considerada adequada.
Na prática, essas cifras equivalem a uns dois dias de autonomia de uso normal. Os modelos que superam 200 horas em espera e cinco horas de conversação podem ser considerados muito bons. Neste caso, só será necessário recarregar o celular a cada cinco dias.
Tenha em conta que pode comprar outra bateria e recarregá-la no carro ou instalar outro carregador de bateria em seu escritório, por exemplo. As baterias de lítio oferecem o melhor rendimento em relação ao peso, mas são as mais caras.

Mensagens de voz
Permite gravar mensagens quando o destinatário da chamada está com o telefone ocupado, desligado ou fora de cobertura. O destinatário é avisado que há novas mensagens.
Este serviço pode ser pago ou gratuito, dependendo da operadora.

Peso
Um valor superior a 200 gramas pode resultar em incômodo para o usuário. Um peso menor que 100 gramas está de acordo com os padrões atuais. O peso é medido levando-se em conta a bateria.

Bloqueio de teclado
O bloqueio do teclado evita que algum movimento involuntário ative o celular ou faça uma ligação sem que o usuário perceba. Existem celulares que se bloqueiam automaticamente depois de algum tempo, em outros é necessário utilizar uma combinação de teclas e, finalmente, há modelos nos quais simplesmente se cobre o teclado com uma capa ativa.
Para evitar a efetuação de chamadas quando não se está utilizando o celular, é aconselhável manter o teclado bloqueado
Serviço de mensagens curtas - SMS
Permite enviar mensagens escritas com, em média, até 160 caracteres para outros celulares. O limite de caracteres varia de acordo com o modelo do telefone. A recepção está sempre ativa, sendo necessário contratar previamente o serviço junto à operadora para que esta lhe forneça o número que você utilizará para enviar mensagens a partir do seu celular. Você escreverá em seu aparelho e enviará a mensagem para uma central a cargo da operadora, que se encarrega de distribuí-la posteriormente.
Para poder receber mensagens a qualquer momento, é necessário ter a memória livre, ou seja, é aconselhável ir apagando as mensagens lidas ou que não sejam necessárias para que o celular esteja sempre preparado para recepção e notificação de novas mensagens.

Funções de chamada

Reconhecimento de voz: Ao se pronunciar um número ou um nome, previamente memorizado, no microfone, o terminal o marca automaticamente. Também é utilizado para ativar determinadas funções do celular.

Aviso de chamada em espera: Quando você está falando com alguém ao telefone, esta função avisa a você que há uma terceira pessoa tentando entrar em contato, permitindo também que você atenda simultaneamente a essa chamada.

Desvio de chamadas: Pode-se fornecer um número alternativo, para o qual são reenviadas todas as ligações recebidas caso o celular não esteja disponível.

Teclas de acesso rápido: Permite, com a pressão de uma ou duas teclas, discar automaticamente para um número pré-definido.


Vibração: Em vez de usar um aviso sonoro (a campainha ou as tão populares músicas) para indicar que o celular está tocando, o terminal vibra sem fazer ruído. É o conhecido "silencioso" ou "vibracall".

Escritr inteligente de mensagens: O celular vem equipado com um software que, enquanto digitamos a mensagem SMS ou o email, detecta a palavra que queremos usar, bastando apenas um toque em cada tecla.

Identificação de chamadas: Permite ver na tela o número da pessoa que está chamando. É possível pedir à operadora que oculte o seu número: quando você realizar alguma ligação, permanecerá anônimo

Ergonomia
A ergonomia é um aspecto essencial para se desfrutar de um celular. A marcação de números deve ser fácil (o reconhecimento de voz pode ser uma boa vantagem), a navegação e a estrutura dos menus devem ser lógicas e claras, e todos os ajustes e funções devem poder ser localizadas sem necessidade de consultar qualquer manual.
As operações mais freqüentes, como o acesso à agenda de telefones, a gravação de um número ou a ativação do modo silencioso devem ser rápidas e simples, sem necessidade de se passar por cinco ou seis menus.
Preço
O preço é determinado pela sofisticação, a novidade e o atrativo do celular. Se você somente usa o telefone para receber ou realizar ligações, não vale a pena investir uma fortuna em um aparelho supermoderno.
Se você é um usuário intensivo, com demandas profissionais, por exemplo, ou simplesmente alguém que pode (ou quer) dar-se ao luxo, pode pensar em gastar uma quantia bem superior.
O preço mais caro costuma estar relacionado com a miniaturização e o número de funções que possui o terminal, como por exemplo jogos, calculadora, alarme, notas, agenda, acesso à Internet por Wap, leitor de mp3, faz, recepção de notícias ou câmera de fotos digitais.

Tela
O fato de o celular ser pequeno não significa que a tela também deva sê-lo. Uma apresentação de bom tamanho, com boa iluminação e resolução facilita muito o uso do celular.
É muito fácil avaliar a qualidade de uma tela: basta testá-la em um lugar pouco iluminado e em outro muito bem iluminado. Se é possível ler em ambos os casos, a tela é de boa qualidade.
Para ser legível e facilitar a introdução de dados, a tela deve poder mostrar um mínimo de cinco linhas de texto.

Tamanho e peso
Atualmente, os celulares são, em sua maioria, pequenos e leves, pesando em torno de 110 gramas. Todo peso inferior representa um gasto significativo e um risco de perda de ergonomia. Em relação às dimensões, há sentido em reduzir-se o tamanho do aparelho, já que quanto maior, mais difícil é o seu manejo.
É provável que os celulares do futuro tenham integradas novas funções no mesmo espaço, sem reduzir seu tamanho. De fato, celulares muito leves ou muito pequenos são uma escolha subjetiva que depende exclusivamente de preferências pessoais.
Antes de comprar, teste o celular para ver se ele se adapta ao tamanho da sua mão e do seu rosto (distância entre a orelha e a boca)

Roaming
É um acordo estabelecido entre operadoras de países diferentes que possibilita o uso do celular em redes de países estrangeiros. O custo é dividido: quem chama paga como se estivesse fazendo uma ligação normal a outro celular, quem recebe paga um valor a mais, estabelecido pela operadora.

Fax-Modem e WAP
Alguns celulares estão equipados para receber e enviar fax e funcionar como modem para computadores. Se pode transmitir informação a um computador portátil conectando o terminal a um cartão PCMCIA (Personal Computer Memory Card Internacional Association).
WAP é a tecnologia que permite serviços via Internet como acesso a e-mail, operações bancárias, previsão do tempo, horários, compra de ingressos e outros. É necessário que o seu celular tenha suporte a esta tecnologia.